quinta-feira, 19 de março de 2009

Antítese

Mudança
Depois de muito stress, telefonemas, correrias a cartórios, leituras de contractos, conversas com advogados, idas ao banco e muito desespero… lá conseguimos um apartamento jeitosinho em São Paulo! Fica no bairro Moema, a 3,5km do nosso trabalho, e temos ônibus directo, o que nos facilita muito a vida a nível de deslocação. Pior que encontrar casa, pior que fazer a mudança, pior que tudo o que possam imaginar que envolva fazer um contracto de arrendamento, são as transferências de dinheiro para o Brasil e a falta de bom senso de alguns brasileiros! Enfim... só um pequeno desabafo do filme de terror que vivi para consumar o arrendamento do apartamento.
Mas valeu a pena a tortura, pois nas últimas semanas tem sido só disfrutar da casinha. Tanto que nem tem dado tempo de actualizar o blogue! :P





Carnaval
O carnaval chegou sem eu dar conta – em São Paulo a febre não é tão grande como no Rio e há muita gente que não gosta do carnaval – mas depressa fui assaltada pela folia quando cheguei ao Rio. A viagem de ônibus foi uma delícia, por mais estranho que isto vos possa parecer. Viaja-se deitado e as poltronas são tão confortáveis que é difícil perceber que estamos 6 horas enfiados num autocarro. Se pudesse ía de ônibus para portugal!!
Foram 5 dias de loucura… Éramos 20 numa casa com 3 quartos, onde até o metro quadrado da dispensa estava a ser aproveitado! Espaço mais optimizado que lá em casa, só mesmo a praia de Copacabana e Ipanema, onde era impossível ir ao mar sem pisar no minímo 3 pessoas. Todos os dias, de manhã à noite, se ouviam blocos pelas ruas com pessoas em estado de êxtase a emanar felicidade e transpiração por todos os poros. E quando pensava já ter visto tudo, surgiu a oportunidade de ir ao Sambódromo assistir ao vivo ao desfile das escolas de samba por 15€ regatiados na candonga. Ao pé do carnaval do Rio os nossos santos populares e o 1º de Maio em Berlim são para crianças!
Mas o carnaval não foi só caipirinhas, calor, samba e praias… :P Algum do meu tempo dediquei a namorar a cidade que parece ainda mais maravilhosa do que da última vez que a vi. Caminhar no calçadão.. Subir o pão de açucar.. Ir de bondinho a santa teresa.. Ver o pôr do sol em ipanema..








De volta a São Paulo
Do carnaval até hoje o tempo passou a correr. No fim de semana seguinte recebemos os inovios de São José dos Campos e pouco tempo depois chegou a primeira visita de portugal. As semanas passaram a voar entre jantaradas, choppes e churrascadas. Decorreu um evento chamado restaurant week (http://www.restaurantweek.com.br/) onde muitos dos restaurantes mais badalados se disponibilizaram para almoços e jantares a preço fixo. Fomos ao Chácara Santa Cecília (http://www.chacarasantacecilia.com.br/) que é bem giro e ao Ó do Borogodó ouvir sambinha ao vivo. Também descobrimos o Diquinta (http://www.diquinta.com.br/), um barzinho samba rock bem legal.




De volta ao Rio
Tive oportunidade de voltar ao rio e desta vez fazer programas mais locals como jantar na Lapa e ir à Casa Rosa. Mas o que vai ficar para sempre na minha memória foi a ida à festa funk na favela Rio das Pedras… Apanhar uma van e ir a uma festa funk numa favela é qualquer coisa como andar de montanha russa a ver porno – calculo que a adrenalina seja equiparável :P




Trabalho
No trabalho dei por finalizado o período de adaptação. Mais disperta e integrada no ambiente, anseio desesperadamente por desafios que me façam crescer profissionalmente mas, entre o que o programa inov aspira ser e o que realmente é, o único desafio que tenho enfrentado é o da paciência de jó. Vou tentando abstrair-me da perca de tempo que é ir trabalhar todos os dias e programando explorações ao território brasileiro. Próxima paragem será Ilha Bela que só pelo nome dispensa introduções (http://www.terraemarturismo.com/) *


Sem comentários:

Enviar um comentário