sábado, 31 de janeiro de 2009

First Impressions

Departure
Bom… Depois de muita vacina, muita burocracia e muita festa lá chegou o momento de finalmente embarcar rumo à terra de vera cruz. O vôo não foi dos mais agradáveis que já tive – tirando os nervos habituais e não habituais por ir seis meses de viagem, as hospedeiras e o serviço da Tap são lamentáveis.

Arriving
Aterrada no Aeroporto International de São Paulo, também conhecido como Aeroporto de Guarulhos ou Aeroporto de Cumbica, não queria acreditar no bafo que estava! Imaginem que toda a cidade acabou de tomar um banho de imersão e conseguem compreender o “vapor” que se sente a andar na rua.
O meu primo zuca foi-me buscar ao aeroporto e para não apanharmos hora de pico em São Paulo - que pode chegar a 200 e poucos km parados nada apetecíveis – levou-nos a jantar a uma churrascaria brasileira a caminho para pouparmos duas horas de trânsito. A minha primeira refeição em Sampa deu para perceber que claramente ou me ponho a correr o tartan todos os dias ou engordarei no mínimo 30kg durante a minha estadia. Os empregados traziam compulsivamente diferentes tipos de carne. Um manjar riquíssimo com uma variedade de sabores interminável… Até rã no espeto provei!!!!!! E acreditem… BEM BOM!!!!
As primeiras duas semanas aluguei um Flat com o João no outro lado da rua das nossas empresas, até encontrarmos apartamento para o resto da nossa estadia. As condições aqui são agradáveis e tentadoras, é igualzinho a estar num hotel mas chamam-se flats.
No trabalho é só gente alto astral com boa disposição. Há um grande debate à volta do clube que eu vou escolher para torcer. Até agora estou bastante inclinada para o Palmeiras mas amanhã já vejo se vale a pena quando os for ver ao estádio :P
Na noite de quarta-feira fui convidada pelos patrões a ir a um jantar da comunidade tuga deles. O restaurante é conhecido em São Paulo, o cozinheiro é português e o ambiente muito agradável. Misturada no meio de uma lista de pratos requintados e com toque nouvelle podíamos encontrar Alheira de Mirandela a preço de ouro. Aproveito para desmistificar dois grandes mitos – Tudo no Brasil é barato e faz sempre bom tempo do outro lado do atlântico. O nível de vida em São Paulo é caríssimo e quando chove aqui, chove à séria!!!
Um dia à ricos, outro dia à pobres… Quinta tivemos de ir à polícia federal registar-nos e tratar de burocracias. Andámos de ônibus e trem pela primeira vez para chegar ao cabo mais velho, que aqui se chama lapa. Posso dizer-vos que o nosso dia dava uma curta-metragem em fast-forward connosco a correr dum lado para o outro a buscar papéis, selos e assinaturas. No fim da tarde fui visitar as instalações do AICEP que ficam num dos bairros mais luxuosos de São Paulo num bruto casarão. Espero ter oportunidade de fotografar as instalações para vocês perceberem o que é luxo aqui. Mas vão imaginando aqueles casarões das novelas porque anda lá perto.
Acabei o dia a beber o meu primeiro e merecido chopp brahma num café bem giro – peçam-me para vos levar lá se vierem cá. Ainda deu para ver umas lojinhas e comprar o primeiro par de hawaianas haha


Primeira Balada
Ontem como é óbvio foi dia de primeira Balada… Graças aos contactos que fiz no Hostel antes de vir já tenho uma mini rede social aqui e fomos a uma festa organizada pela Roberta – relações públicas do Hotel Cambridge. É um antigo hotel que foi frequentado pela alta sociedade e agora é usado para fazer festas. Outro sitio para vos levar… O espaço é brutal e tem 3 áreas com decorações distintas, aproveitando algum do mobiliário antigo do hotel, onde funcionam 3 festas diferentes em simultâneo na mesma noite, todas as noites… Ontem era festa samba rock (a que nós fomos e que de rock não tinha nada, era mesmo só sambinha), festa GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) e festa gótica. Não se pode passar duma área para outra mas nós tivemos direito a visita guiada. Tivemos também direito a uma garrafa de champagne oferecida pelo dono em forma de boas vindas aos camaradas portugueses hehe. O resto da noite foi com muita caipirinha e muita lição de samba. Acho que em duas semanas já vou estar pró.


Primeiro Balanço
Positivíssimo. Estou a adorar! Uma constante na minha cabeça depois do pouco que vi é “São Paulo arruma NY a um canto”. Não me refiro à beleza da cidade, refiro-me à vida social e espaços. São Paulo é uma cidade feia vista de fora, não tem grandes atracções ou paisagens, são só prédios e alguns bem feios! Mas quando entram num condomínio, loja, bar, restaurante ou o que seja, os jardins têm todos o toque de paisagistas, as decorações são espectaculares, o serviço é 5 estrelas e têm conceitos inovadores. Aqui diz-se que se pode estar 14 anos consecutivos sem almoçar ou jantar num sítio repetido… Ainda tenho milhares de coisas para ver… Estou encantada! Venham comprová-lo!

4 comentários:

  1. boa sorte CR >)
    (este smiley sou eu de olhos em bico...)

    ResponderEliminar
  2. bom bom acho que tenho de ir ai confirmar o que escreves e mudar a minha opiniao sobre sampa. é que no rio nao tem grande fama... pelo que contas tem é o proveito!
    beijinhos e muitas saudades aqui da europa central com mais neve do que no ano passado*

    ResponderEliminar